O bom professor explica, o excelente professor inspira.

12.1.09

Efeito Peltier

Jean Charles Athanase Peltier

Conhecido também conhecido como Força eletromotriz de Peltier, foi descoberto em 1834 por Jean Charles Athanase Peltier e consiste na passagem de cargas elétricas através da barreira de potencial formada pela junção de dois tipos diferentes de semicondutores (condutores também podem ser utilizados, porém a densidade de corrente é menor e consequentemente a potência gerada é menor). Essa passagem de cargas elétricas resulta em uma variação da temperatura de suas superfícies – aquecimento de uma e resfriamento da outra.

Utilizando-se semicondutores é possível a construção de pequenos dispositivos, baseados neste efeito. Hoje, um módulo típico é confeccionado sobre uma pastilha de cerâmica medindo cerca de 3 cm x 3 cm, provocando uma diferença de temperatura de até 86ºC entre suas superfícies quando ligado a uma fonte de tensão de 12 volts.

Pastilha Peltier

Pode ser utilizado para produzir temperaturas próximas de 0 Kelvin, porém o sistema deve ser refrigerado por nitrogênio liquido (o calor retirado precisa ser dissipado de alguma maneira), pois o terminal pode chegar a temperaturas extremamente elevadas.

Módulos Peltier tem grandes vantagens como tamanho reduzido e ausência de peças móveis e ruído, mas seu custo por por watt transferido é muito superior a um compressor, seu principal concorrente tecnológico.

Para saber mais:

Biografia Jean Charles Athanase Peltier
Projeto Cooler Peltier Microcontrolado
Efisica - Efeito Peltier

Um comentário:

raul zanardo disse...

muito interessante esse efeito..

aqui em casa tive a oportunidade de mexer com um daqueles filtros que usam a placa.. ele esfria bastante .. mas consome muito.. 80 Watts ..
e a plaquinha custa uns 90 reais.. mas ainda bem que o problema estava na fonte..

e até hoje eu não sei como se pronuncia "Peltier" . hhehehehhe

ótimo post.. :D