O bom professor explica, o excelente professor inspira.

17.9.07

Segurança Digital não faz mal à ninguém

Por Mylène Neno

Um consultor de segurança sueco conseguiu acessar dados confidenciais de usuários do ToR, um sistema anônimo de comunicação pela internet. Dan Egerstad divulgou em seu blog os dados de várias contas, incluindo pelo menos 100 embaixadas. Segundo ele, a decisão de publicar logins e senhas de órgãos de vários governos, como Irã, Índia, Japão e Rússia, foi tomada para alertar os responsáveis sobre a grave falha de segurança na rede.

Egerstad diz ter usado o próprio software disponível para download no ToR para conseguir as informações, segundo informou o The Register.

O ToR distribui suas informações através de servidores chamados onion routers, que cria uma rede não-lógica e não-seqüencial, em várias camadas como uma cebola (onion), a fim de proteger a privacidade de seus usuários. Mas, de acordo com o site heise Security, o consultor sueco conseguiu decodificar o sistema de proteção do site, colocando um phishing na saída dessa série de "nódulos".
Egerstad insinua ainda que alguns dos "nódulos" usados na rede do ToR são operados por círculos do governo de China, Rússia e Estados Unidos, além de grandes corporações e grupos ilegais de hackers, informação que ganha força com a comprovação feita pelo site heise Security do número crescente de nódulos nesses países.
Notícia do site

Um comentário:

Anônimo disse...

É preciso ficar atento a todos os detalhes hj em dia! Qualquer vacilada e alguém toma o sistema
O blog está no caminho certo.

Boa Noite
Eng. Roberto S.