O bom professor explica, o excelente professor inspira.

11.9.07

O ENIAC

Não podemos deixar de falar do grande ENIAC. Grade em vários sentidos, por ser o mais famoso "primeiro*" computador e por acupar uma área de vários metros quadrados mais do que 130 m².

Construído sob a supervisão dos pesquisadores John Eckert e John Mauchly.

ENIAC significa Eletronic Numerical Integrator Analyzer and Computer. Cuidado, muitos sites por aí esquecem o "Analyzer"

Vamos aos números:

17.468 Válvulas à vácuo

70.000 Resistores

10.000 capacitores

1.500 Relays

6.000 Chaves manuais

30 Toneladas

5,50 Metros de altura

25 Metros de largura

O ENIAC foi construído em 1945 devido a necessidade de se calcular as chamadas "tabelas de artilharia" que nada mais são do que um conjunto de números utilizados por uma arma, ou um canhão para que se atinja um determinado alvo, sob determinada condição. Logicamente, essas tabelas precisavam ser calculadas com uma certa velocidade, ainda mais em tempos de guerra, então, nada melhor do que um computador para se fazer isso. Porém o ENIAC só ficou pronto depois da guerra.

Programar o ENIAC era uma tarefa que podia levar dias, devido a quantidade de chaves que ele possuia. Abaixo duas mulheres programando o ENIAC.


O ENIAC foi de estrema importância para o desenvolvimento da computação moderna, auxiliando em muito as pesquisas que foram realizadas naquele período. Deixou uma série de "descendentes" entre eles podemos citar os computadores EDVAC e o UNIVAC.

*O primeiro computador da era da computação moderna.




Um leitor fez um interessante comentário sobre o post Windows 95 o que me chamou a atenção para um detalhe muito interessante sobre os "Windows" que acrescentei lá. Vale a pena ler.

3 comentários:

Henrique Souza disse...

Legal o Blog.. apesar de ainda estar engatinhando...
Que tal colocar alguns arquivos didáticos para iniciantes??? Com explicações fáceis??? Tipo aquelas explicações do Livro Fundamentos da Eletrônica de Gabriel Torres?? É o melhor que tá tendo!
Abraço!

raul zanardo disse...

seguindo o comnetario anterior, vc poderia colocar uma explicação basica de como criar programas para pic (no meu caso "pic16f84") porque gostaria de aprender.
muito obrigado
flw
:>

Bitócitos disse...

Olá Raul,

Eu estava pensando mesmo em escrever algo sobre o PIC. Em breve o farei!