O bom professor explica, o excelente professor inspira.

26.11.07

O que é TV Digital?

Para tentar sanar algumas dúvidas e esclarecer alguns conceitos sobre tv digital, resolvi postar aqui alguns trechos da faq do site DTV. Acho que as informações colocadas lá são úteis e esclarecedoras, então, vale a pena ler!

- O que é TV Digital?

É uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas.

- O que preciso ter para ver a TV Digital?

Para ver a TV Digital será necessário: - Ter condições de receber, no seu endereço, uma transmissão nos canais de UHF. Hoje a maioria das emissoras de TV transmite em VHF; algumas já transmitem em UHF.- Adquirir um conversor digital, que vai receber a transmissão digital em UHF e enviá-la para o televisor. Esse conversor está sendo chamado também de “caixinhaconversora “, ”caixinha”, “conversor” e “set-top box”, que é o nome em inglês.Ligando o seu conversor digital em uma antena de UHF e no seu atual televisor, você terá acesso a quase todas as vantagens que a TV Digital oferecerá ( ver pergunta 3), exceto a alta definição. - Para ver as imagens em alta definição, você precisará também de um televisor com a capacidade de exibir a alta definição. Esse televisor poderá ser um plasma, LCD ou um televisor de tubo, contanto que disponha de 1080 linhas e 1920 colunas ( veja no manual, antes de comprar o aparelho).- Em breve, estarão no mercado televisores digitais com o sintonizador embutido, também chamados de televisores digitais integrados, que dispensarão o uso de conversores digitais externos.

- A imagem digital é melhor? A novela vai mudar? O futebol vai mudar?

Sim, a imagem digital é muito melhor. Acabam fantasmas, ruídos, contornos borrados (principalmente nas cores), etc. NOVELAS e FUTEBOL vão mudar sim, para melhor. Serão enriquecidos pelas novas ferramentas da TV Digital.

- Com a TV de tubo que tenho em casa hoje consigo receber o sinal da TV Digital?

Para ver o sinal da TV Digital na TV que se tem hoje, será necessário adquirir um conversor capaz de transformar o sinal digital em sinal analógico. É sempre bom lembrar que a nitidez da imagem será limitada pela resolução da tela da TV. Nesse caso a resolução será a do tubo. Mas o conversor poderá, por exemplo, trazer ao telespectador o benefício de imagem sem fantasmas ou chuviscos. Poderá também permitir ao telespectador ter acesso a aplicações interativas.

- Como vou saber qual é o canal digital de cada emissora ?

Você sintonizará o canal digital digitando o número do atual canal analógico de cada emissora no controle remoto de seu conversor digital ou televisor integrado. Automaticamente, ele sintonizará as transmissões digitais da emissora em questão. Caso elas não estejam no ar, então, ele sintonizará as transmissões analógicas da mesma emissora. Esse recurso tem sido chamado de canal virtual, mas pode ser que algum modelo de televisor não tenha esse recurso.

2 comentários:

raul zanardo disse...

boa materia....

mas em que frequencia os canais serão transmitidos?

valew

Bitócitos disse...

Olá Raul,

As transmissões dos canais serão em UHF.