O bom professor explica, o excelente professor inspira.

30.9.07

HD IBM - Gigante

Outro HD IBM "dos grandes". Segundo a foto, sua capacidade é de 1 GB e isso em 1987!



Mais informações podem ser encontradas no link:

http://dailydiy.com/2007/09/28/huge-1gb-ibm-hard-drive/


A sugestão do link foi enviada pelo Raul.

Link Relacionado:
IBM 305 - RAMAC com HD de 1 TONELADA

25.9.07

Um pequeno Relógio Digital - INTEL 8008

O circuito acima nada mais é do que um RELÓGIO! Possui o funcionamento exatamente igual àqueles relógios digitais de pulso que provavelmente você deve estar usando ou já possuiu. À frente tem-se os controles para ajuste das horas e ao fundo vê-se os mostradores.

O circuito é feito com o microprocessador INTEL 8008 lançado em 1972. Em breve teremos um post sobre esse microprocessador que alguns consideram como o "verdadeiro" primeiro microprocessador da história. Cada um tire suas conclusões...

20.9.07

IBM 305 - RAMAC com HD de 1 TONELADA

O RAMAC 305 foi um computador feito pela IBM lançado em 13 de setembro de 1956, sendo o primeiro computador a possuir um disco rígido magnético.
Esse disco recebeu o nome de "IBM 350 Disk File" e consistia em uma pilha de 15 discos de 24 polegadas cada. Esse aparato todo armazenava 5 milhões de caracteres de 7 bits, o que proporcionava uma capacidade de aproximadamente 4,4 MB.
Pode parecer pouco, porém para a época era uma capacidade absurda!!! Até mesmo por que os primeiros HDs dos computadores pessoais lançados na década de 80 possuíam a mesma capacidade, alguns discos da década de 70 possuíam 2 MB, menos do que a metade desse lançado pela IBM em 1956!!!

Outro fato interessante é que a IBM alugava esses discos por cerca de 35.000 dólares.

Pode-se ver a pilha de discos que formava o RAMAC 350
Nesta foto, vemos o conjunto completo. O HD RAMAC 350 e o computador RAMAC 305.

17.9.07

Segurança Digital não faz mal à ninguém - parte 2

No post anterior Segurança Digital não faz mal á ninguém podemos ver claramente que a preguiça do ser humano é um fator determinante que contribui para a "fraqueza" se sistemas de telecomunicações ou digitais.

Uma das senhas utilizadas era "password"!!! Digam-me vocês como há pessoas que ainda utilizam senhas como "1234"? E esses computadores são todos de orgãos governamentais!

Será que os seus dados estão seguros? Quais serão as senhas e meios de acessos aos computadores do governo brasileiro, onde nossos dados estão guardados?

Há pouco tempo notícias denunciaram que camelôs estavam vendendo no centro da cidade de São Paulo, CDs com dados da receita federal, contendo dados como: sálario, nome completo, endereço, empresa em que trabalha e por aí vai!!!

Já pensaram? Eu já!!!

Segurança Digital não faz mal à ninguém

Por Mylène Neno

Um consultor de segurança sueco conseguiu acessar dados confidenciais de usuários do ToR, um sistema anônimo de comunicação pela internet. Dan Egerstad divulgou em seu blog os dados de várias contas, incluindo pelo menos 100 embaixadas. Segundo ele, a decisão de publicar logins e senhas de órgãos de vários governos, como Irã, Índia, Japão e Rússia, foi tomada para alertar os responsáveis sobre a grave falha de segurança na rede.

Egerstad diz ter usado o próprio software disponível para download no ToR para conseguir as informações, segundo informou o The Register.

O ToR distribui suas informações através de servidores chamados onion routers, que cria uma rede não-lógica e não-seqüencial, em várias camadas como uma cebola (onion), a fim de proteger a privacidade de seus usuários. Mas, de acordo com o site heise Security, o consultor sueco conseguiu decodificar o sistema de proteção do site, colocando um phishing na saída dessa série de "nódulos".
Egerstad insinua ainda que alguns dos "nódulos" usados na rede do ToR são operados por círculos do governo de China, Rússia e Estados Unidos, além de grandes corporações e grupos ilegais de hackers, informação que ganha força com a comprovação feita pelo site heise Security do número crescente de nódulos nesses países.
Notícia do site

11.9.07

O ENIAC

Não podemos deixar de falar do grande ENIAC. Grade em vários sentidos, por ser o mais famoso "primeiro*" computador e por acupar uma área de vários metros quadrados mais do que 130 m².

Construído sob a supervisão dos pesquisadores John Eckert e John Mauchly.

ENIAC significa Eletronic Numerical Integrator Analyzer and Computer. Cuidado, muitos sites por aí esquecem o "Analyzer"

Vamos aos números:

17.468 Válvulas à vácuo

70.000 Resistores

10.000 capacitores

1.500 Relays

6.000 Chaves manuais

30 Toneladas

5,50 Metros de altura

25 Metros de largura

O ENIAC foi construído em 1945 devido a necessidade de se calcular as chamadas "tabelas de artilharia" que nada mais são do que um conjunto de números utilizados por uma arma, ou um canhão para que se atinja um determinado alvo, sob determinada condição. Logicamente, essas tabelas precisavam ser calculadas com uma certa velocidade, ainda mais em tempos de guerra, então, nada melhor do que um computador para se fazer isso. Porém o ENIAC só ficou pronto depois da guerra.

Programar o ENIAC era uma tarefa que podia levar dias, devido a quantidade de chaves que ele possuia. Abaixo duas mulheres programando o ENIAC.


O ENIAC foi de estrema importância para o desenvolvimento da computação moderna, auxiliando em muito as pesquisas que foram realizadas naquele período. Deixou uma série de "descendentes" entre eles podemos citar os computadores EDVAC e o UNIVAC.

*O primeiro computador da era da computação moderna.




Um leitor fez um interessante comentário sobre o post Windows 95 o que me chamou a atenção para um detalhe muito interessante sobre os "Windows" que acrescentei lá. Vale a pena ler.

8.9.07

Microprocessador 4004

Atendendo ao pedido do amigo do blog DYI Raul o post de hoje é dedicado ao processador 4004 da Intel.

O 4004 é considerado o primeiro microprocessador a ser lançado precisamente em 15 de novembro de 1971 e teve como um de seus principais projetistas Federico Faggin que em 1975 deixa a Intel para fundar a concorrente Zilog.

Esse microprocessador é resultado de um pedido feito à Intel por uma empresa japonesa chamada Busicom que buscava chips para um de seus novos projetos: uma calculadora (foto).



O próprio Federico foi quem defendeu a aplicação do 4004 para outros usos e não somente para máquinas de calcular.

Vamos a algumas características do chip.

O 4004 já era um chip LSI (Large Scale Integrated) do tipo PMOS (Positive Type Metal Oxide Semiconductor) e podia trabalhar com clock de até 100kHz aproximadamente. O barramento de dados de 4 bits, e 1kB de memória enderaçável.

A memória de dados possui 640 Bytes com endereçamento do tipo IO.

O stack (pillha) é constituída por 3 registradores de 12 bits cada.
Não possui interrupções.

Registradores:

PC (program counter) 12 bits

Acumulador 4 bits

Registradores de indexação - possui 16 regstradores de 4 bits no total que podiam funcionar como 8 pares de registradores de 8 bits.

Registradores de Pilha = 3 registradores de 12 bits. Interessante ressaltar que se houvesse uma chamada à uma subrotina, os conteúdos do Acumulador e e dos registradores de indexação não eram preservados.

Instruções:

46 instruções no total.

Execução de até 60.000 instruções por segundo

O tamanho das instruções podiam ser de um ou dois bytes

Endereçamento:

Registrador (4 bits)

Direto à memória

Indiretamente utilizando registrador (somente dados poderiam ser acessados nesse modo)

Imediato


  • E para finalizar, deixo aqui a arquitetura do 4004 para quem quiser analisar com mais detalhes:


Para saber mais veja o 4004 no site da Intel

2.9.07

Roland TR - 909


O sintetizador de bateria Roland TR-909 foi lançado pela Roland Corporation em 1984 e consistia em um sequenciador musical (music sequencer) e um simulador de bateria com diversos tipos de sequências pré-definidas e programáveis. Curiosamente apenas 10.000 unidades foram produzidas pela Roland.



Quem quiser conhecer e mexer nesse sintetizador pode visitar o site do Andre Michelle que fez o programa simulador FL 909 que pode ser utilizado on line através da sua página AM Laboratory. Vale a pena dar uma olhada!!!

As imagens pertencem à wikipédia